
Este profissional quem alerta sobre questões como higiene, meio ambiente e o uso de EPIs para que a equipe trabalhe com qualidade e em segurança
Em novembro homenageia-se uma das categorias profissionais mais importantes para indústria. Dia 27 de novembro é o Dia do Técnico de Segurança do Trabalho (regulamentado pela lei número 7.410, de 27 de novembro 1985).
É ele quem alerta sobre questões como higiene, meio ambiente e o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para que a equipe trabalhe com qualidade e em segurança.
No Grupo Napoles, Patrícia Matos, 42, ajuda os técnicos de segurança do trabalho das empresas clientes da Napoles a identificarem qual é a necessidade de cada setor em se tratando de EPIs. Pós-graduanda em Engenharia de Segurança do Trabalho, ela atende os clientes da Napoles e busca entender o que eles necessitam, quais produtos foram indicados pelo técnico de segurança e/ou engenheiro das empresas.
Antes de ser contratada pelo Grupo Napoles, Patrícia verificava o cumprimento das normas regulamentadoras em outra empresa onde trabalhava. Por isso, aprendeu na prática o que, em cursos da área, é ensinado de forma teórica. Isso a fez perceber que poderia atuar na área de segurança do trabalho, mais especificamente na parte comercial. “Eu apresento o que o Grupo Napoles comercializa, mas não posso fazer indicações, pois isso é atribuição exclusiva do técnico”, explica.
Justamente por se interessar apenas pela parte comercial, por fazer essa ponte entre clientes e compradores, ela percorreu este caminho acadêmico e profissional, que a permite traduzir informações técnicas e fornecer um atendimento mais claro e direto.
O cenário do setor de segurança do trabalho
Patrícia acredita que o técnico de segurança do trabalho é um profissional cada vez mais valorizado, mas que ainda existem desafios a serem transpostos. “O grande desafio é encontrar profissionais competentes e comprometidos com a grande responsabilidade que esta profissão tem: evitar, muitas vezes, um risco que é fatal. A compreensão de que esta função ligada ao SESMT (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho) pode fazer a diferença dentro do ambiente de trabalho, evitando riscos e acidentes, é uma consciência que precisa ser adquirida coletivamente para o bem de todos, não apenas pelo simples cumprimento da lei”, alerta.
Grupo Napoles Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
XArtigos Relacionados

EPI, um Sinônimo de Segurança

A importância da implementação dos 5s na indústria

Certificação ISO 9001: o compromisso do Grupo Napoles com a qualidade e segurança na indústria

Olá, deixe seu comentário para Dia do Técnico de Segurança do Trabalho